27 September 2009

Os tais dos Sufrágios

Hoje é dia de Eleições. Tenho pena de não poder votar. Confesso que não é tanto a importância cívica e democrática da coisa que me deixa assim, mas sim porque simplesmente acho piada. Para já porque são os únicos dias em que reentro numa das 3 Escolas Primárias que frequentei (com esta agitação toda na infância, ainda a minha Mãe queria que eu saísse normal), e depois porque as procissões familiares para as mesas de voto me fascinam. Basicamente há dois tipos típicos de família: há aqueles que gostam de ir todos juntos (bem ao estilo rural dos tempos da Missa Domingueira), e aí normalmente só vão depois do almoço porque a malta que é jovem ao Domingo levanta-se tarde; e há aqueles em que Pai e Mãe vão pela manhã, após pequeno-almoço, e os filhos depois lá irão quando bem lhes apetecer. Confesso que das últimas vezes fui sempre votar sozinho, até porque gosto de ir perto do fecho das urnas. Antes de mais, porque lá para as 18h já não há filas. Em segundo lugar - e razão crucial! - porque assim sendo não me cruzo com a bela da vizinhança, que à bom português arranja saudação para todas as ocasiões, e insistem em dizer aquela perfeita atrocidade do "Vota bem."
Apetecia-me esmifrar (ia escrever esmiuçar, mas para lembrar os Gato já basta o título do Post) esta coisa do "Vota bem", mas sinceramente não tenho tempo.
Só mais 2 notas: o nosso PR parecia um fantoche na mensagem de ontem - ainda hei-de conseguir ver a corda de nylon que está a mexer aquela mão direita. Para acabar, não percebo a piada destas reportagens da treta a mostrar que os nossos polítos foram votar. O único entendível é Mário Soares, que nos últimos anos tem resolvido fazer caixas-jornalísticas nestes momentos. E este ano, foi por pouco: ele não quis falar, mas a Dra. Maria Barroso (com quem já tive o prazer de conviver algumas vezes, e garanto que é das pessoas mais queridas que se possa imaginar) resolveu dizer: "espero que ganhe aquele em quem eu votei" QUE OBVIAMENTE NINGUÉM SABE QUEM É! :) As Leis têm tanto que se lhes diga...

1 comment:

Sandro said...

Este teu post serviu, quanto mais, para perceber porque sou tão afectado... eu andei em QUATRO escolas primárias... em QUATRO anos!
E lá fui eu votar, "em consciência", termo que também adoro, até porque se for inconsciente não acho que consiga votar, e no meu caso... não ganhou em quem eu votei!

PS: e mesmo assim acho que não dá para adivinhar o meu voto! enfim...