07 December 2008

Pensamentos de Domingo

Adoro a época em que vivemos. Não tenho dúvidas de que a Liberdade e a Democracia - que existem hoje generalizadas por grande parte do Mundo - são os valores maiores duma Sociedade. Mas tenho pena que já tenha passado o tempo em que não havia pressa. A vida era mais curta, mas tinha fases mais espaçadas. Sobretudo não havia esta pressão de hoje de iniciar a vida activa. E terminar os estudos aos 27 ou 28 anos não era um drama, como às vezes parece que agora é. Nem mesmo aos 30. E as pessoas amadureciam muito mais cedo do que hoje. E havia um conceito de cultura e conhecimento tão mais correcto e romântico que tornava comum que em tempo de final de curso, ou já como recém-licenciados, os novos doutores, arquitectos e engenheiros viajassem por esse Mundo fora, sem grandes destinos, somente para aprender. Iam de combóio ou de barco, levavam meses, e assimilavam então um tipo de conhecimento que só o beber de novas culturas permite.
Convém também é sublinhar que, nesse tempo, viajar ainda era de facto um acto cultural. Agora quando ouço falar disso só me dá vontade de rir: estou certo que em mais de 95% dos casos, a malta hoje viaja por diversão pura e cega, e com uma repugnante e elevada dose de vaidade à mistura.
Mostra-me o teu passaporte, dir-te-ei quem és.

2 comments:

Sandro said...

E isso é tão verdade!
As pessoas hoje viajam para terem mais carimbos no passaporte, e esquecem-se de sugar tudo o que podem dos locais que visitam!
E isso é o oposto do que me leva a querer viajar, partir, sorver conhecimento, e ser mais por cada pedaço de "novo" que visitar!

Anonymous said...

Quanto a isso tenho pena de duas coisas;não ter a mesma disponibilidade financeira de mts.que viajam,(já nem diria a mesma,enfim)e se a tivesse,gostava mt.de ser poliglota.E porquê?Porque realmente não viajava como 95% viaja,para apanhar sol!É a tal coisa,dá Deus nozes a quem não tem dentes!Apanhar sol?Praia?Areia?Mar?Piscinas?Meus amigos,o que temos neste país?Pois é!Temos sol,boas praias,mar,mar,mar,mta.areia,mtas.piscinas!
Vão ao Brasil,para apanhar sol!
Vão a Cuba,para fazer praia!
Vão às Maldivas,às Maurícias!
Vão às Canárias,etc.etc.etc.
Ide meu povo,ide!:)
Mas ide aproveitar bem o vosso dinheirinho!Aproveitem o que de melhor temos cá,sol e praia!
E no inverno,se tiverem uma semanita,não fujam do frio!Aprendam a gostar do frio,da chuva!
É nostálgico?Não,é belo!Experimentem namorar assim(e eu que nem tenho lareira)!:):):)
Aproveitem o vosso inglês,o vosso dinheiro,partam à conquista!De povos,de culturas,de crianças descalças,de velhos sábios,de mulheres de sorrisos genuinos,etc.
E sejam felizes!
Bo----------.